Nas Nuvens de Um Terceiro Andar

Guimarães, o berço da Nação

Dezembro 05, 2017

Nuvem

Nós que gostamos tanto de ir para o Norte, e vamos tantas vezes, tínhamos esta falha de nunca ter ido a Guimarães. Assim, e em jeito de começar a comemorar o meu aniversário (falta pouco!) marcámos hotel e lá fomos nós passar o fim-de-semana!

Devo dizer que não sabia mesmo ao que ia, já que só tinha visto fotografias do castelo e da muralha. Esperava uma cidade muito grande e cheia de confusão..mas não,.

Tem muito turismo, é verdade, mas não é uma cidade excessivamente grande e conseguimos dar a volta a todo o centro a pé, deixando o carro num parque de estacionamento gratuito (coisa rara nestes dias que correm). As pessoas são simpáticas (típica gente do norte!) e é uma cidade muito agradável!

Começámos por comprar o bilhete conjunto de entrada no Castelo e no Paço dos Duques de Bragança, que eu não sabia ser esta a residência oficial do Presidente da República sempre que está no Norte do país. São dois sítios muito bonitos, estavam cheios de turistas estrangeiros, completamente maravilhados com o que viam (passem para o lado para ver as fotos):

Depois, seguimos a pé pelas ruas da cidade, com a ajuda do guia e mapa que o turismo de Guimarães disponibiliza online (caso precisem, deixo aqui o link), onde vimos não só o Largo da Oliveira, como o Largo do Toural e a Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos.

Subimos também à Montanha da Penha - de carro, pois o meu medo de alturas não me permitiria andar de teleférico tanto tempo e tão íngreme - onde vimos o Santuário da Penha e uma enormidade de turistas. Já estava muito frio (foi um fim-de-semana especialmente frio) e por isso só visitámos uma ou duas das grutas que há ali no Parque. Vimos ainda um sítio, junto a uma das frutas, onde estão cadeados dos casais, qual Ponte das Artes de Paris. Não sabíamos que também havia esta tradição cá

Visitámos ainda o Parque da Cidade e passámos pelo Estádio do Vitória de Guimarães, não fosse eu casada com um confesso adepto de futebol.

Ficámos hospedados mais uma vez na cadeia Ibis, que, neste caso, tem uma localização ótima, mesmo no centro da cidade e junto ao Guimarães Shopping (para fazer as refeições dá sempre jeito!). É simples e nunca desilude! O ponto mais negativo é que o hotel só tem 3 lugares de estacionamento e não tem garagem, nem a pagar. Acabou por ser fácil arranjar estacionamento à noite quando chegámos de jantar porque ali há imensas ruas com estacionamento, mas fica aqui registado o meu ponto negativo.

A cidade já estava toda iluminada e as luzinhas de Natal têm sempre o mesmo efeito em mim: um brilho nos olhos próprio de uma criança feliz!

Por fim, viemos por Vila do Conde e pelo Porto, pois tínhamos de ir ao IKEA comprar três coisinhas que nos tinham faltado da última vez. Acabámos também por dar alguns passos para um projeto que estamos a fazer aqui para casa, que não sendo nada de especial, como tudo o que escolhemos para aqui, é escolhido com muito amor e uma coisa tão banal torna-se em algo especial (mas disso falarei quando estiver pronto!).

Gostámos da cidade e é tão bom conhecer mais um pouquinho deste nosso fantástico país. Mais um globo para a coleção!!!