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Nas Nuvens de Um Terceiro Andar

Dom | 30.08.20

À Conversa nas Nuvens - Cristina Saraiva

A Arrumadinha

Nuvem

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Ser Organizadora Profissional até há uns anos atrás não era sequer considerada uma profissão. Mas, a verdade é que ela existe e existe para que transforme a vida de todos os que precisam de ajuda destes profissionais. 

A Cristina é um exemplo desses profissionais. Abraçou este projeto da Organização e, com o Blog, acaba por ajudar muitas famílias a simplificar a sua vida. 

Vamos conhecê-la?

 

Olá Cristina. Antes e mais obrigada por ter aceite o meu convite.

É uma honra ser entrevistada e eu é que agradeço a oportunidade que me estás a dar de poder contar um pouco mais sobre mim, sobre a minha história e o porque de eu fazer o que faço!

 

Para quem não a conhece, a Cristina é a Organizadora Profissional. Mas a verdade é que é licenciada em Marketing e trabalhou mais de 13 anos nesse meio. Marketing foi o que sempre quis?

Na verdade estudar Marketing foi uma decisão de última hora. Mas das decisões mais acertadas que tomei na vida. Quando terminei o 12º ano fui estudar um ano para Inglaterra. Fui fazer um curso de Arte e Design. Na altura sabia que queria fazer algo ligado a artes, mas não sabia bem o quê. E este curso passava por todas as áreas desde fotografia, design gráfico, belas artes, etc. Era um curso que me ajudaria a perceber o que queria escolher. Depois de terminar o curso voltei a Portugal com a intenção de me inscrever no curso de design no IADE, mas vá se lá saber porquê, tive curiosidade de ver o programa curricular do curso de marketing e comunicação e pelos vistos devo de ter gostado mais, porque acabei inscrita nesse curso. Por isso, não, Marketing não foi o que sempre quis, mas ainda bem que tomei essa decisão porque adorei trabalhar nessa área. Depois da Faculdade entrei diretamente para o Departamento de Marketing de uma Seguradora, onde comecei por ser responsável pelo Marketing a Agentes, e mais tarde, fiquei responsável pela área Institucional, Responsabilidade Social e Prevenção Rodoviária.

 

A Cristina diz que organizava a casa de amigos e familiares de forma informal… Afinal, o “bichinho” da organização sempre esteve lá?

Desde sempre. Quando era mais miúda adorava ter todos os brinquedos organizados e os meus cadernos da escola estavam sempre impecavelmente escritos e estruturados. Na faculdade era a mim que pediam os apontamentos para fotocopiar e no trabalho, a minha veia de organização, foi sempre o meu ponto forte e que me permitia gerir vários projetos ao mesmo tempo. Claro que, no momento em que casei, montei a minha casa e mais tarde fui mãe ajudou muito ser organizada. Por isso, sim, sempre tive um bichinho de organização dentro de mim. Na verdade, só há poucos anos atrás é que me apercebi que esta minha paixão era afinal uma qualidade, e que podia tornar-se profissão.

 

Como foi que aconteceu esta mudança, deixar o Marketing e investir para ser organizadora profissional?

Estive 10 anos a trabalhar em marketing dentro da empresa onde continuo a trabalhar hoje, mas em finais de 2016 aceitei o desafio de mudar para uma área mais estratégica ligada à melhoria de processos. Foi nesta altura de mudança que também decidi começar o Blog. Mas nesta altura eu nem sabia que a profissão de organizadora profissional existia. Comecei a aperceber-me disto, mais de um ano depois, através de blogs e páginas do Brasil e dos Estados Unidos que seguia. E quando me dei conta de que isto de organizar afinal podia ser uma profissão, comecei a pesquisar o que havia em Portugal e descobri que havia já organizadoras a trabalhar por cá e que existia já uma Associação criada - a APOP - Associação Portuguesa de Organizadores Profissionais. Pesquisei os cursos disponíveis e acabei por fazer o curso de organizadora profissional com a Manuela, da InOrdem em fevereiro de 2019, exatamente 2 anos depois de lançar o Blog! E mais recentemente, especializei-me na organização direcionada para grávidas e bebés. Eu sinto que nunca deixei o Marketing, porque continuo a fazê-lo todos os dias. Gerir um Blog, as suas redes sociais, promover os meus serviços como organizadora, comunicar com os meus seguidores, fazer anúncios...tudo isto é marketing. E eu tenho sorte de ter essa formação de base, porque hoje em dia é mesmo necessário ter estes conhecimentos para se ser bem-sucedido neste meio.

 

A Cristina viveu durante 16 anos entre vários países com culturas completamente distintas (México, Inglaterra, Perú…). Foi uma verdadeira experiência de vida? Contactar com culturas tão diferentes ensina-nos o quê?

Saí de Portugal com 2 anos para ir viver para Lima, no Perú. O meu pai foi trabalhar para as Nações Unidas e vivemos 8 anos no Perú, antes de nos mudarmos para o México onde estivemos mais 8 anos. A situação em Lima, por causa do terrorismo, estava a ficar perigosa, e o meu pai aceitou uma posição nos escritórios da Cidade do México. Viver todos estes anos em países com culturas tão fortes e importantes como o são a Mexicana e a Peruana, tiveram um enorme impacto na forma como encaro a vida hoje em dia. Muita gente pode não acreditar, mas é um privilégio, uma sorte até, viver num país como Portugal. Um país seguro, com boa qualidade de vida, em que as diferenças de classe não são tão acentuadas como países da América latina, já não para não falar do nosso clima e comida. Viver fora de Portugal, fez-me apreciar ainda mais o meu pais e agradecer todos os dias por ter a vida que tenho. Vi muita desigualdade social nestes países, muita pobreza, muita injustiça social, mas também conheci gente fantástica, culturas espetaculares, costumes que ainda hoje vivo e que gosto de passar aos meus filhos. Ainda não perdi a esperança de poder oferecer aos meus filhos a experiência de viver noutro país e de experimentarem outras culturas. É, sem dúvida, das experiências mais enriquecedoras para qualquer pessoa.

 

Recentemente, especializou-se na área de “Baby Organizer”; dentro do mundo da arrumação, é a área mais desafiante para si?

A organização profissional é um mundo. Existem diversas especialidades dentro do trabalho de uma organizadora profissional. Há quem se foque na área empresarial, ajudando empresas e lojas a organizar arquivos ou stocks. Há organizadoras especializadas em mudanças, ajudado Clientes antes, durante e depois da mudança de casa. Há quem se especialize em pós-luto, ajudando Clientes a organizar a casa de um parente que faleceu. Existe ainda quem se especialize em os chamados “acumuladores”. E a parte mais visível, a da organização da casa, onde ajudamos Clientes a organizar as suas cozinhas, despensas, lavandarias, roupeiros. Etc. Sempre gostei mais da área da organização ligada a crianças e bebés. Na verdade adapta-se mais ao meu perfil como organizadora, talvez por ter 4 filhos e andar a mudar fraldas há mais de 15 anos. E o certo é que ainda não é uma área muito trabalhada em Portugal e também vi uma oportunidade de ocupar esse espaço. Ajudar casais a preparar a chegada de um bebé, dar-lhes as ferramentas necessárias para poderem organizar a sua casa e sua vida é sem dúvida algo desafiante e de grande responsabilidade. Mas também é algo muito gratificante e que me deixa muito feliz. 

 

Em 2017, criou o Blog Conxitamaria – A Arrumadinha. Porquê criar um Blog?

Tudo começou quase um ano antes de finalmente lançar o Blog em Fevereiro 2017. No trabalho as minhas amigas sabiam que eu adorava organizar festas e viagens e pediam-me dicas e opiniões sobre como organizar. Uma vez uma Colega disse-me que deveria escrever sobre essas coisas. E isso ficou-me na cabeça. Na verdade eu já tinha pensado nisso, mas também pensava que ninguém se interessaria por ler o que eu tinha para dizer. Por isso demorei bastante a dar o passo. Na altura, ainda por cima, não sabia bem como fazer, como criar uma página, mas sabia que queria fazer algo. Eu já tinha o bichinho da comunicação comigo, já escrevia habitualmente para a revista e para o site da empresa onde trabalhava, e gostava bastante, em especial a parte online. No final de 2016, mudei de área na empresa e deixei a área de marketing e comunicação. Isto foi no final do ano. E nessa altura algo fez click. Talvez por ser final do ano, início de um novo ano, por ter mudado de área e ter deixado a área de comunicação, não sei bem. O certo é que acordei um dia e disse para mim mesma: “Cristina, é agora ou nunca”. Comecei a pesquisar e a ver como se criava um blog, pensei no nome, defini o tema e assuntos que queria tratar e assim começou. Nessa altura não havia Blogs que falassem exclusivamente sobre organização (alias, ainda há poucos) o que ajudou bastante a que criar uma comunidade de seguidores interessados neste tema.

 

A Cristina partilha imensas dicas, tanto de arrumação e organização, como de DIY (do it yourself). Sente que é um exemplo para muitos dos seus seguidores?

Eu quero acreditar que sim. Aliás, esse é o meu objetivo. É inspirar todos os que me seguem a criar vidas mais organizadas e felizes através da organização. Nada me faz mais feliz, que receber mensagens das minhas seguidoras a mostrar, orgulhosamente, as suas casas organizadas, as mudanças que fizeram. Receber mensagens a agradecer por lhes ter dado aquele empurrãozinho que precisavam. Eu gosto sempre de dizer que para sermos um exemplo, temos de liderar pelo exemplo. E é isso que faço diariamente com o blog e nas redes socais onde partilho a intimidade da minha casa, a vida diária em família, a forma como organizo a minha vida. Tudo o que partilho, é o que vivo, não só como mãe de família, mas como organizadora profissional e essa autenticidade, é o que inspira a minha Comunidade.

 

Durante o confinamento que atravessámos, as pessoas procuraram mais a sua ajuda? Acha que acabaram por ter mais tempo para se dedicar à organização?

O que eu reparei no confinamento, é que pela primeira vez muita gente viveu a sua casa. Ou seja, deixou de a usar como habitação (dormir, comer, etc) e passou a usar a sua casa para viver. E isso é completamente diferente. Resultado?! Começaram a olhar para a casa com outros olhos, a olhar para a forma como usavam os diferentes espaços da casa. Porque é que houve tanta gente a fazer pequenas obras em casa? Exatamente por causa disso. E a organização do espaço foi uma delas e durante a quarentena reparei no interesse geral por organizar e arrumar a casa. Por isso acabei por lançar o Desafio Arrumadinha, com 50 projetos de organização, que ia lançando diariamente durante a altura da quarentena. Senti uma Comunidade Arrumadinha (nome que dou a todos os que me seguem) comprometida com o tema, recebi mensagens a agradecer pelas inspirações, pela motivação que lhes dava diariamente.

 

Uma das suas frases é que “ser organizada é o segredo para viver uma vida melhor”. Acredita que a organização é uma das chaves do sucesso num mundo em que cada vez temos menos tempo livre?

Sem dúvida. Todos temos as mesmas 24 horas. Como as escolhemos utilizar já é outra história. Uma Amiga uma vez disse-me que os meus dias tinham de certeza mais de 24h do que os dela, porque conseguia fazer muito mais coisas que ela. E eu respondi-lhe simplesmente que era uma questão de organização e planeamento. Falo muitas vezes disto no blog. Quando oiço alguém dizer que não tem tempo livre para fazer as coisas que gosta, fico realmente triste. E depois de conversar com essa pessoa, acabo por perceber que na verdade ela não estrutura o seu tempo, a sua agenda, não “reserva” esse tempo. Ou seja, deixa simplesmente tudo acontecer, sem ter controlo sobre o seu tempo. O dia-a-dia pode ser brutal. Principalmente para quem tem filhos, a rotina do dia-a-dia pode engolir-nos vivos se não tomarmos as rédeas do nosso tempo. Muitas mães passam meses sem tirar tempo para elas e não há razão para isto acontecer. Ter filhos ou um emprego, não é desculpa para não ter tempo para nós, para os nossos projetos ou para estarmos sozinhos simplesmente. Organizar o tempo, ter uma agenda, fazer planeamento, ter prioridades, listar tarefas, tudo isto são ferramentas de organização que contribuem para um objetivo maior que é viver uma vida mais feliz.

 

Por fim, mais uma vez muito Obrigada Cristina. É um exemplo para muitos, inclusive para mim que a sigo atentamente e tenho tentado pôr em prática muitas das suas dicas! Obrigada!

Então nesse caso obrigada eu pela Lara estar do outro lado do ecrã, pela confiança no que partilho e por fazer parte da Comunidade mais Arrumadinha do país!

 

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(Foto cedida por Cristina Saraiva)

 

O Blog  da Cristina foi das minhas melhores descobertas este ano. Tem conteúdos tão funcionais e práticos que passo horas a descobrir novas dicas e a tentar implementar na nosso dia-a-dia. 

Falar com a Cristina é delicioso, porque nota-se o amor que ela tem por aquilo que faz. Por este projeto de vida nada convencional, mas que ajuda tantas pessoas a mudar também a sua vida.

Tal como lhe disse, acho sinceramente que num mundo em que vivemos cada vez mais a correr de um lado para o outro, a organização é cada vez mais precisa para que possamos ter mais tempo livre para o que realmente importa. A Cristina tem sido uma verdadeira inspiração para todos quantos a seguem e, surpreende todos os dias com dicas simples mas fantásticas!

Recentemente, lançou um Guia Prático para Organizar a Chegada de um Bebé, que me teria dado imenso jeito quando fiquei grávida  é uma excelente prenda para dar às nossas amigas grávidas, por isso também fica a sugestão!

 

Acima de tudo, a Cristina mostra que a organização, o método, são nossos aliados e servem para nos ajudar a simplificar. Mostra ainda que quando temos algo dentro de nós, de alguma forma, temos sempre de o seguir para conseguirmos ser felizes...foi o que ela fez e, espero, que seja um exemplo para todos nós seguirmos o que nos preenche.

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