Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Nas Nuvens de Um Terceiro Andar

Qui | 11.04.19

À Conversa nas Nuvens - Filipa Maló Franco

Nuvem

Filipa Maló Franco ficou conhecida do grande público como a “Clarinha” da série “Super Pai”, mas Filipa é muito mais do que isso. Estuda psicologia e fez voluntariado. Escreve o “Terra Maya” e teve a amabilidade de vir aqui até às Nuvens e responder a umas perguntas! Estão curiosos?

 

Olá Filipa. Antes de mais obrigada pela sua disponibilidade. Sente que nunca vai deixar de ser a "nossa Clarinha"?

Sinto que é uma personagem que deixou um grande carinho mas acredito qur cada vez mais, olham para mim como Filipa e não como Clarinha, ou assim o espero.

 

A televisão ficou completamente de parte na sua vida? 

Sim!

 

Desses tempos, ficou o quê?

Muitas amizades e uma boa experiência. 

 

Começou nas Ciências da Saúde e acabou em Psicologia...foi a mudança mais importante da sua vida?

Das mais importantes, sem dúvida. 

 

Foi com a psicologia que conseguiu a serenidade que lhe faltava?

Posso dizer que teve um grande peso sim, pelo menos para depois explorar outras áreas como a meditação, yoga, alimentação saudável e exercício físico. 

 

O mestrado em Psicologia Clínica tem como intuito ajudar os outros a também encontrar essa serenidade que vai faltando na sociedade atual?

Claro e não só . Não só mestrado em clínica , mas o curso de psicologia em si.

 

O voluntariado é uma experiência que altera a nossa forma de ver a vida?

Completamente,  falo disso no meu primeiro livro, Terra Maya.

 

Lançou a plataforma Terra Maya. Era um sonho seu ou surgiu naturalmente?

Surgiu naturalmente e foi até uma decisão muito repetida. Mas sinceramente não estava à espera do impacto que teve e quando olho para trás, se me dissessem que tudo isto ia acontecer eu não iria acreditar. Tem sido muito gratificante.

 

Entretanto já deu origem a, até agora, dois livros... Tem tido um bom feedback?

Sim e estou muito grata por isso. Foram sem dúvida dois anos de muito trabalho e dedicação.

 

A Filipa defende que é "importante um equilíbrio transversal nas diferentes dimensões que nos compõem: mente, corpo e alma." acha que é o que falta a muitas pessoas?

Acho que cada vez mais estamos sensibilizados para ver o ser humano de uma forma holística, damos uma maior importância às emoções e competências sócio-emocionais e por isso, penso que estamos a caminhar no caminho certo. Tendo sempre em conta que cada um tem a sua individualidade.

 

Está a ser o percurso com que sonhou?

Sobre o Terra Maya, nunca tive um sonho. Os projectos foram acontecendo, sem grandes expectativas ou concretização de sonhos e eu dediquei-me a 100%. Posso dizer que construí algo de que me orgulho muito.

 

Por fim, muito obrigada algum conselho que queira deixar?

Penso que o maior conselho é que cada um encontre o SEU caminho. Não existem fórmulas mágicas no que toca a um maior bem-estar e é importante conectarmo-nos primeiro connosco e com aquilo que nos faz feliz.

 

Filipa Maló Franco.JPG

(Foto cedida por Filipa Maló Franco)

 

Sabem quando uma das pessoas da nossa infância aceita dar-nos uma entrevista? A Filipa foi assim! Quando foi uma das estrelas do "Super Pai", era a minha preferida, por ser a que tinha uma idade mais aproximada da minha. Acho que era um pouco a "Clarinha" de todos nós.

Mas o percurso das pessoas faz-se pelo presente e não apenas pelo que foram no passado. A Filipa quis seguir um rumo diferente do da televisão, onde tem igualmente tido muito sucesso e, acima de tudo, a deixa muito feliz.

É uma inspiração para muitas pessoas e os livros dela são realmente livros que todos devíamos ler...dar valor ao que realmente importa e preocuparmo-nos com o que tem mesmo importância.

Continua com o sorriso inocente da doce Clarinha mas é um exemplo pela sua força e determinação. Tem o cuidado de nas suas redes sociais, nomeadamente no Instagram ir mostrando que não escreve ou diz da boca para fora...ela vive de uma maneira simples onde a amizade, a família e o amor são a sua base. E quando temos bases assim, só podemos ser muito felizes!

2 comentários

Comentar post