Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Nas Nuvens de Um Terceiro Andar

Ter | 30.03.21

Deixem os divórcios em paz!

Nuvem

F1F6921C-0BEC-47E4-9D9B-88027DCF5580.jpeg

 

Os divórcios ou separações são sempre uma merda. Não há uma maneira bonita de dizer isto.. são mesmo.

E atentem, a culpa é sempre dos dois. Seja qual for a razão para uma separação, nunca há só um culpado.

Por isso, uma separação (quase) nunca é decidida de ânimo leve. Normalmente as pessoas tentam antes "voltar a tentar". Uma, duas vezes... Dar o passo de parar com todos os planos, conjeturas, sonhos em comum... Saber que aquilo com que se sonhou não vai acontecer dói. Dói sempre. Mas é precisa muita coragem também para não haver acomodação sem amor, sem se querer estar com aquela pessoa. Ter a coragem de dizer "eu gosto de ti mas não quero continuar nesta relação".. Não imagino o que dói dizer ou ouvir isto. Mas sei que é precisa muita coragem e amor pelo outro para saber quando parar.

Por isso, custa-me muito que constantemente haja notícias intrusiva, maldosas, à volta de divórcio de famosos. Porque a verdade é que, mesmo que em menor escala para os não conhecidos, parece que a desgraça dos outros atrai sempre mais curiosidade. Todos têm sempre de opinar, dizer que de certeza que houve traição ou mentiras... E isso é desgastante para quem, seja de que maneira for, se vê no meio do turbilhão de emoções que é passar por uma separação. Não existem separações apenas por traição ou mentiras...Às vezes, o amor simplesmente não chega e, normalmente, estas são as que doem mais mas também as que suscitam mais curiosidade.

Depois, o ex-casal também tem de lidar com a família. E... também é muito complicado. Porque em relações longas a família do outro também já o é nossa. Porque para os pais/sogros ver os filhos sofrer é tramado mas... até gostam da nora/genro e não percebem muito bem o porquê... e questionam. Mesmo que apoiem, questionam. E falar em quando há filhos...dava um mote para outro texto.

 

Então não. Não sejam intrusivos para quem está a passar por isto. Porque a nenhum de nós interessa o porquê. Nenhum de nós tem o direito de questionar razões ou certezas. Quando alguém nos diz que se vai separar não podemos perguntar "mas tens a certeza?"... Claro que a pessoa naquele momento não tem certezas de nada..ninguém tem. A única certeza que têm é que, seja porque razão for, não estão felizes. Mas não precisam de perguntas ou julgamentos de valor. Precisam apenas de apoio e tempo para se recomporem. Para voltarem a olhar para o futuro e saber que, mesmo sem aqueles planos, haverão outros que surgirão.

 

Ninguém sabe o que é melhor. Ninguém pode saber. Mas caramba... Deixem as pessoas em paz. Não façam notícias disto... Porque sem saberem podem estar a deixar a pessoa ainda pior, podem estar a abrir um poço sem fundo. E sair de lá, já é uma valente merda. Não precisam que se escave ainda mais fundo.

10 comentários

Comentar post