Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Nas Nuvens de Um Terceiro Andar

Qua | 24.08.22

Nem tudo vai mal neste país...

Nuvem

Desde março que já é possível fazer o cartão de cidadão online para os recém-nascidos. E se do Francisco não houve problema porque fizemos no hospital, desta vez, e ainda com restrições COVID, não tivemos essa oportunidade. Assim, tentámos ver se online era mais fácil do que ir para um balcão com o bebé.

A verdade é que é muito fácil, só têm de fazer login com o cartão de cidadão ou com chave móvel digital, preencher os vossos dados (do pai e mãe), anexar o comprovativo de nascimento que é dado no hospital e passado poucos dias recebem logo o assento de nascimento. Depois, têm a opção de mandar vir o CC para casa ou ir levantar. Veio para casa sem problemas nenhuns - demorou sensivelmente 3 semanas e porque estamos em altura de férias. Só há que ter atenção às regras para a fotografia mas digo-vos, ficou muito mais gira que a do Francisco que foi tirada na altura no hospital.

Sem termos de sair de casa, tratámos de tudo. Já a licença parental também tratámos na segurança social direta e em dois dias estava aprovado e tudo ok. Na verdade, somos fãs de poder tratar de tudo diretamente e em casa, sem ser preciso estar em filas de espera ou a deslocar-me com um recém-nascido.

 

Costumamos só fazer posts quando é a reclamar do que corre mal, mas desta vez, dois serviços do Estado que funcionaram e bem!