Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Nas Nuvens de Um Terceiro Andar

Sab | 24.09.22

O caso das formigas

Nuvem

Não me atrevo a colocar aqui as fotografias que, acredito, já todos viram. Mas não posso deixar de falar.

Ver a estado em que uma idosa está, acamada, num lar da Misericórdia, a ser totalmente infestada por formigas, é das imagens mais tristes deste país. É vergonha alheia.

É sentir repulsa por seres humanos que deixam outros neste estado. Porque, convenhamos, a culpa é de todos os que por ali estão. As formigas não chegaram ali uma hora antes. Nem três... É uma situação de abandono por parte de quem é pago para cuidar.

Continua-se, nesta sociedade, a não perceber que os adultos de hoje serão os velhinhos de amanhã. Todos nós por ali iremos passar, a menos que não cheguemos sequer lá. A velhice tem que ser digna, tem de ser cuidada. Os nosso velhinhos, tal como as nossas crianças, dependem de ajuda, dependem de cuidados. Não podemos continuar a negligenciar, não podemos continuar a fazer de conta que a responsabilidade não é nossa. Porque é.

As situações têm de ser denunciadas, os maus tratos nem pensar. Não podemos continuar com esta realidade que, quase todos os dias, nos trazem em casos macabros como este e dizemos não entender.

Não são para entender, porque nem sequer deveriam acontecer.