Sobre a importância da saúde mental..
Não interessa a minha opinião sobre esta questão que ontem à noite nos arrebatou a todos. Pensar num atentado em Portugal parece um pesadelo bem longínquo mas que, na realidade, poderia ter acontecido mesmo hoje. Na realidade, vamos sempre ter ao mesmo cerne da questão da maioria das problemáticas do mundo moderno: a saúde mental.
A importância de ter saúde mental é, ainda hoje, muito desvalorizada. Seja porque era vítima de bullying ou não (porque não há nada que possa desculpar o que ele poderia ter feito), a verdade é que, para o pensar sequer em fazer, não pode estar bem. Na grande maioria das vezes, há razões por detrás de tudo isto que, não sendo desculpa para as tragédias, mostram-nos que atos inconscientes podem resultar em verdadeiras "bombas" na cabeça dos que sofrem na pele.
Depois, há a família deste jovem em quem, confesso, pensei imediatamente. Porque podem ser uma família como todos nós: que deu amor, que educou, que seguiu...e mesmo assim não foi suficiente. Poderia ser um de nós a estar no lugar deles e, digo-vos, nem quero imaginar a dor, o questionamento, destas pessoas...
A verdade é que estes casos nos mostram que isto não é um problema. É uma falha de toda a sociedade. Uma sociedade inteira a falhar perante as responsabilidades sociais que todos temos e que muitos teimam em esquecer.
Desta vez, a polícia chegou a tempo de evitar o pior. Mas não sabemos se teremos a mesma sorte da próxima...