Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Nas Nuvens de Um Terceiro Andar

Seg | 23.08.21

Sobre a nossa gestão de expectativas...

Nuvem

Partilhei no instagram que no sábado levámos o Francisco ao cinema pela primeira vez. Claro que tivemos receios, claro que pensámos: "E se ao fim de 30minutos ele quiser ir embora, fazemos o quê?" 

A verdade é que defendemos o mesmo desde sempre: ninguém nasce ensinado. Ninguém sabe como agir em determinado sítio, se nunca tiver lá estado, muito menos quando nem 3anos se tem.

Falámos com ele se era uma coisa que ele realmente queria, porque para irmos ao cinema gastávamos dinheiro, por isso era para ser aproveitado. Ele sempre se mostrou muito feliz por ir. Antes de entrarmos voltámos a lembrá-lo de que não podia fazer barulho nem sair do lugar dele...

 

Correu muito bem na verdade. Sim, ele levantou-se sem sair dali. Foi levantando e sentando, foi percebendo a história (no momento mais triste do filme ficou com lágrimas nos olhos e até me pediu colo). E isto era exatamente o que queríamos: que ele tivesse a perceção da história, que se focasse no que importa. Comeu pipocas pela primeira vez e adorou. Se é saudável? Achamos que sim...cinema sem pipocas..não é cinema! 

A verdade é que depois de contar esta experiência recebi várias mensagens a dizer que tinham medo que as suas crianças não se portassem assim. Mas, as expetativas somos nós que as criamos. Cabe-nos a nós ajustá-las conforme a personalidade deles, a forma de estar. Só ficaremos desiludidos ou chateados se eles não se portarem como expectável..mas, muitas vezes, tendemos a esperar de mais deles. Falo por mim, que não sou um modelo e também, por vezes, me esqueço disto.

Mas se há coisa que a maternidade me ensinou foi isto: só nos desiludimos se tivermos a fasquia muito alta  E isto serve não só para os filhos, mas para tudo na vida.

 

Se nos focarmos no que importa, se lhes mostrarmos que confiamos neles para irmos a sítio novo, eles vão entender. E surpreender-nos. E, assim, ninguém fica desiludido. E, se mesmo assim, correr mal? Tudo bem na mesma..para a próxima será melhor!

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.